O CEREST Regional de Ouricuri (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), foi inaugurado em 26 de janeiro de 2007, sua política tinha uma visão de reabilitação, fazia-se assistência a população da regional por meio de consultas médicas, psicológicas e fonoaudiológicas, e exames audiometricos. Atualmente com uma nova metodologia alinhada com a Política Estadual em Saúde do Trabalhador:
O CEREST promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.
O CEREST tem por função dar subsídio técnico para o SUS, nas ações de promoção, prevenção, proteção e vigilância dos trabalhadores urbanos e rurais.
Foto do Prédio do CEREST – Regional de Ouricuri |
Sua região de abrangência possui 36 municípios destas diferentes regionais de saúde conforme segue abaixo:
Araripina,Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Arcoverde, Custódia, Sertânia, Cedro, Mirandiba, Serrita, Verdejante, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira,Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Trindade, Tuparetama, Calumbi, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo
Passa por 5 GERES:
IX – Ouricuri;
X - Afogados da Ingazeira;
VI – Arcoverde;
XI – Serra Talhada;
VII - Salgueiro sendo está pertencente a regional do CEREST – Petrolina mas existe municípios da região de abrangência do CEREST – Ouricuri.
Dá suporte técnico para 4 unidades sentinela:
Hosp. Reg. Fernando Bezerra – Ouricuri,
Hosp. Reg. Prof. Ag. Magalhães - Serra Talhada,
Hosp. Reg. Emília Câmara - Af. Ingazeira,
Hosp. Reg. Ruy B. Correia – Arcoverde.
As Unidades Sentinelas se constituem em qualquer unidade ou serviço de saúde já implantado, com cadastro no Código Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), cujo atendimento gere informações de relevância para a saúde do trabalhador.
Atuam na identificação, investigação epidemiológica, diagnóstico e notificação dos casos confirmados de agravos relacionados ao trabalho, exceto casos suspeitos de intoxicações exógenas, constantes na Portaria GM/MS nº2472/08/09. As informações geradas e sistematizadas pelas Unidades Sentinelas subsidiam as ações de prevenção e vigilância em saúde do trabalhador.
Segundo à PORTARIA 3.252, de 22 de dezembro de 2009 a Vigilância em Saúde tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se num conjunto de ações que se destinam a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de Saúde.
Portaria GM/MS nº 2472 de 31 de outubro de 2009. Constitui-se de ações de promoção da saúde da população, vigilância, proteção, prevenção e controle das doenças e agravos à saúde, abrangendo-se , Protocolo de Atenção à Saúde do Trabalhador para os agravos de notificação compulsória:
I – Vigilância epidemiológica;
II – Promoção da saúde;
III – Vigilância da situação de saúde;
IV – Vigilância em saúde ambiental;
V - Vigilância de Saúde do Trabalhador;
VI - Vigilância Sanitária.
A Vigilância em Saúde, visando à integralidade do cuidado, deve inserir-se na construção das redes de atenção à saúde, coordenadas pela Atenção Primária à Saúde.
EQUIPE CEREST REGIONAL-SEDE OURICURI
Ângela Valéria Xavier de França – Coordenadora
Equipe Técnica:
Cleber Siqueira – Fisioterapeuta
Isla Aquino - Psicóloga
Lécia Milene: Fonoaudióloga
Cláudio Rocha: Médico
Equipe de Apoio:
Miranda Rodrigues: Recepcionista
Elizangela Apolinario: Recepcionista
Denis Pedroza: Digitador
Heloiza Helena: Auxiliar Administrativo
Ivânia Pereira: Auxiliar Administrativo
Antonio Carlos: Motorista
Cledilma Maria: Serviços Gerais
Este Centro de Referência em Saúde do Trabalhador está localizado em Ouricuri, no endereço: Av. Antonio Pedro da Silva n° 843 – Centro, email: cerest_ouricuri@hotmail.com , celular (87) 9137-6159.
Postado por: Cleber Siqueira
Portaria GM/MS nº 2472 de 31 de outubro de 2009. Constitui-se de ações de promoção da saúde da população, vigilância, proteção, prevenção e controle das doenças e agravos à saúde, abrangendo-se , Protocolo de Atenção à Saúde do Trabalhador para os agravos de notificação compulsória: precisamos fazer algo mais para que esta portaria passe a entrar em vigor.
ResponderExcluir